sábado, 3 de janeiro de 2009

ÉPOCA DE RENOVAÇÃO


Com o fim do ano se aproximando, sinto necessidade de fazer um balanço... e este texto me parece feito sob medida. Vamos ler juntos?
É preciso saber sempre quando se acaba uma etapa da vida.Se insistimos em permanecer nela, depois do tempo necessário, perderemos a alegria e o sentido do resto.Fechando círculos, fechando portas ou fechando capítulos, como queira chamar, o importante é poder fechá-los, deixar ir momentos da vida que se vão enclausurando.Terminou seu trabalho?Acabou a relação?Já não mora mais nessa casa?Deve viajar?A amizade acabou?
Você pode passar muito tempo do seu presente dando voltas ao passado, tentando modificá-lo...O desgaste será infinito, porque na vida, você, seus amigos, filhos, irmãos, todos estamos destinados a fechar capítulos, virar páginas, terminar etapas ou momentos da vida, e seguir adiante.Não podemos estar no presente sentindo falta do passado.O que aconteceu, aconteceu.Não podemos ser filhos eternamente, nem adolescentes eternos, nem empregados de empresas inexistentes, nem ter vínculos com quem não quer estar vinculado a nós.Os acontecimentos e as pessoas passam por nossas vidas e temos que deixá-los ir!Por isso, às vezes é tão importante esquecer de lembrar, trocar de casa, rasgar papéis, jogar fora presentes desbotados, dar ou vender livros...Na vida ninguém joga com cartas marcadas, e a gente tem que aprender a perder e a ganhar.O passado passou: não espere que o devolvam.Também não espere reconhecimento, ou que saibam quem você é.A vida segue para frente, nunca para trás.
Se você anda pela vida deixando portas “abertas”, nunca poderá desprender-se, nem viver o hoje com satisfação.Casamentos, namoros ou amizades que não se fecham, possibilidades de “regresso” (a quê?), necessidade de esclarecimentos, palavras que não foram ditas, silêncios...Fazer a faxina emocional e arrumar espaço nas gavetas do futuro para o novo.Não por orgulho ou soberba, mas porque você já não se encaixa ali, naquele lugar, naquele coração, naquela casa, naquele escritório, naquele cargo...Você já não é o mesmo que foi há dois dias, há três meses, há um ano... portanto, nada tem que voltar.Feche a porta, vire a página, feche o círculo!
Você nunca será o mesmo, e nem o mundo à sua volta, porque a vida não é estática.Faz bem à saúde mental cultivar o amor por você mesmo, desprender-se do que já não está em sua vida.
Lembre-se de que nada, nem ninguém, é indispensável...É um trabalho pessoal aprender a viver com o que dói, deixar-se ir e aprender a desprender-se.E isso o ajudará definitivamente a seguir para a frente com tranqüilidade.Essa é a vida que todos precisamos aprender a viver...
E mais:Cabeça do ser humano é como um guarda-roupa: chega uma hora que precisamos parar, organizar, desfazer das coisas que não utilizamos e abrir novos espaços.
(autor desconhecido)

Achei muito linda essa mensagem... espero que gostem!!
Bjinhusss

2 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi nina e bel! fico feliz que vcs tenham gostado do meu post - o fim do ano é realmente um ótimo momento para um balanço, certo? eu adooooro este texto - vamos renovar já! bjs, queridas!

Cafofo da Mônica disse...

OI,MENINAS!
QUE BOM QUE GOSTARAM DO MEU ACRÓSTICO.
ADOREI A MENSAGEM,É LINDA E VERDADEIRA.
UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PARA AS DUAS.
ABRAÇÃO FORTE,
MÔNICA BEATRIZ.